terça-feira, 20 de novembro de 2012

A História do Reiki


Nós seres humanos temos um velho hábito e conhecido instinto de que quando sentimos dores a nossa primeira reação é a de colocar imediatamente as mãos sobre a área que está doendo. Isso porque o calor do nosso toque gera um conforto para a área afetada, nos acalmando. Isso é normal até mesmo entre os animais, onde estes ao se machucarem lambem o machucado, instinto esse de todos os seres vivos humanos e animais.

Até mesmo no Tibete há registros de técnicas de harmonização através das mãos conhecidos há mais de oito mil anos. Até mesmo Jesus conforme nos informam as histórias mais antigas, já praticava a imposição de mãos no Egito, onde obtinha muito sucesso. E também dizia aos seus discípulos “Sanem os que estiverem doentes”. E uma frase muito conhecida, " Sois Deuses e não sabeis". Assim, como também em outras religiões é comum a imposição das mãos para se obter a cura.


   - O Descobridor do método -  Mikao Usui  


Mikao Usui Nasceu no Japão em 15 de agosto de 1865. Por muitas alterações sobre sua história ao longo dos anos, além de sacerdote cristão, teria lecionado e sido reitor de uma pequena universidade cristã em Kyoto (Japão), a Doshisha University. Curioso, observara que grande parcela das pessoas eram infelizes e improdutivas, assoladas por estados depressivos e doentios, situações que o induziram ardentemente a conhecer também habilidades terapêuticas.   Um dia questionado por seus alunos sobre o método de cura usado por Jesus e que era insuficiente eles apenas acreditarem como também queriam ver com os próprios olhos como Jesus realizava as curas,  Mikao Usui por não possuir as respostas permaneceu calado, e pela tradição japonesa ele tinha sido ultrajado em sua honra como professor e reitor ao não dar as respostas, com isso, ele pediu demissão de suas funções, determinando-se a encontrar as respostas para esse grande mistério. Assim teve a oportunidade de estudar várias escrituras sagradas.


Mikao Usui iniciou sua busca pelas respostas, e assim por longos anos passou pesquisando inúmeras bibliotecas antigas tanto no Japão, China, Índia e Tibete. Assim teve a oportunidade de estudar várias escrituras sagradas. Estudou línguas arcaicas para ler as antigas escrituras, inclusive o chinês e o sânscrito, a mais antiga língua indiana.


Depois de um longo período de estudo ainda sem respostas resolveu voltar para o Japão e pesquisar mais sobre as curas realizadas por Buda . Peregrinou de monastério em monastério à procura das antigas escrituras. Depois de muitas tentativas, chegou a um monastério Zen, onde foi encorajado por um velho abade que acreditava que seria possível  descobrir novamente a fórmula de recuperar a saúde física. Mikao decidiu estudar os sutras no Tibete e visto que já dominava bem o sânscrito, viajou para a Índia. E assim em sua pesquisa num antigo manuscrito de um discípulo de Buda, encontrou os quatros símbolos sagrados da fórmula usada por Buda para tratar e recuperar a saúde das pessoas, porém, apresentavam uma simples fórmula, que sem as explicações de como usar e a devida ativação não lhe traria a habilidade de tratar as pessoas.

De posse dos sutras encontrados e apenas um cantil de pele de cabra com água e 21 pedras que lhe serviriam de calendário, iniciou um período de jejum e meditação de 21 dias, como faziam os antigos Mestres, a fim de purificar-se para receber uma visão que o esclarecesse.


Durante 21 dias num monte considerado sagrado pelos budistas japoneses, lá buscou orientação espiritual através de jejum, meditação e oração. Na madrugada do 21° dia de recolhimento espiritual, o jejum e a meditação ampliaram as fronteiras de sua consciência onde Mikao Usui teve uma visão, vislumbrando uma intensa luz branca que o golpeou de frente, projetando-o para fora do corpo. Sentindo a consciência profunda em comunicação com seu “eu mental”, pôde ver muitas luzes em formas de bolhas coloridas, contendo em seu interior símbolos sagrados, recebendo a compreensão dos significados dos símbolos e a utilização dos mesmos. Mikao recebeu sua iniciação e o conhecimento de como ativar tal poder em outras pessoas, o eficiente método de terapia Reiki.



Mikao em suas andanças levando o Reiki, conhece Chujiro Hayashi, médico aposentado da marinha, que juntos passaram a viajar acompanhando Mikao em seu trabalho de tratamentos e ensinamentos. Hayashi foi um dos mais devotos alunos de Mikao Usui, onde foi escolhido para continuar seu trabalho, designando-o seu sucessor. Como médico Hayashi estava consciente da importância do método Reiki. Preservou e fundou a primeira clínica de Reiki em Tóquio.

Hayashi era um homem prático e bastante criterioso, e que muito trabalhou em sua clínica.  



Em 1938, Dr. Hayashi, como militar, sabia que uma grande guerra estava começando e que muitos homens faleceriam. Decidiu então dar o mestrado à sua esposa a Sra. Hawayo Takata.

Takata trabalhou intensamente o Reiki no Hawai, Japão e EUA. Ela formou 22 Mestres entre homens e mulheres. O ocidente veio conhecer o Reiki em meados de l970 e o Brasil somente em l983.




Nenhum comentário:

Postar um comentário