segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Yin e Yang





O diagrama acima simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Yang corresponde ao branco e yin corresponde ao preto, integrados num movimento contínuo de geração mútua representando a interação destas forças.

Todos nós precisamos ter o equilíbrio do Yin e do Yang.

Conforme a filosofia chinesa, o criador do conceito Yin e Yang foi I Ching, onde ele descobriu que há duas formas de energia e que estas possuem polos diferente, opostos, denominando-as de Yin e Yang. Sendo uma representação do negativo e do positivo. Podemos dizer que são o princípio da dualidade. O negativo não vive sem o positivo e o positivo não vive sem o negativo. O Yin que é a cor preta do diagrama acima representa o negativo, a terra, a escuridão, o princípio passivo, feminino, frio e noturno. O Yang que é a cor branca no diagrama acima, representa o positivo, o céu, o princípio ativo, masculino, quente e claro. Também foram indicados como o Tigre e o Dragão (lados opostos).
Quanto mais yin possuirmos, menos Yang teremos e, quanto mais Yang teremos menos Yin. Daí o princípio que para termos corpo e mente saudável, é preciso estar em equilíbrio com as duas energias, o Yin e o Yang. Embora falamos aqui que o yin é negativo, ressaltamos que ele é tão positivo quanto o yang, pois precisamos das duas energias para mantermos o equilíbrio.

Uma pessoa que apresenta um desequilíbrio energético com predominância de energia yang pode acabar desenvolvendo impaciência, intolerância, irritabilidade, agressividade, hiperatividade etc. E pessoas com predominância de energia yin, pode desenvolver comportamentos como apatia, tristeza, melancolia, desânimo e depressão. 

É importante estarmos equilibrados com a energia Yin e energia Yang, porquê tem glândulas e órgãos que precisam de energia Yang e glândulas e órgãos que precisam de energia Yin. Se estamos equilibrados energeticamente vamos caminhar naturalmente para a saúde. E uma boa terapia para equilibrar essas duas energias é a terapia Reiki.

Reiki no equilíbrio da energia Yin e Yang.

Terapias polarizadas podem potencializar os efeitos do desequilíbrio, com resultados negativos em quem as recebe. O Reiki é inofensivo, sem efeitos colaterais ou contra indicações. trata-se de um método sem consequências negativas, jamais causa danos. Não produz custos, não destrói nervos ou tecidos mais frágeis, como os olhos, por exemplo. Encerra em si mesma a polaridade positiva(yang), a negativa(yin) e a neutra. Desenvolvendo assim o seu equilíbrio. Ela é compatível com qualquer outra forma de terapia ou tratamento de saúde.

A quantidade de energia Reiki não é manipulada pelo emissor (quem aplica o Reiki), que simplesmente impõe suas mãos sobre o centro energético ou diretamente ao local afetado e permite a energia fluir. Sendo assim, a quantidade de energia que flui é o receptor quem determina (quem recebe a energia), e não quem aplica o Reiki. Automaticamente no momento em que a região se equilibra, deixa de solicitar energia, o que não tem como ocorrer um excesso numa aplicação.


O mal que nos aflige acaba sendo o bem que nos transforma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário